***VENENO DEVANEIO***

terça-feira, 21 de agosto de 2007

UM PAÍS DE TODOS

MUSEU AFRO BRAZIL
http://users.telenet.be/african-shop/museu_afro_brasil.htm

Nunca alguém ou algum grupo de pessoas me chamou tanto a atenção quanto essas pessoas.
Sexta-feira, eu estava mortinha de cansada com meu marido a tiracolo no metrô, quando na fila apareceram 8 negros altos de bom porte físico. 4 deles começaram a cantar baixinho, e como todos ali estavam muito curiosos, ao entrar no trem do metrô começaram cantar em voz alta. Nenhuma palavra em português, toda a letra da música no dialeto deles, um deles vestia-se completamente de branco, tinha um olhar profundo de orgulho (e tem porque) e faziam sons de batidas africanas pela boca.
Foi uma viagem curta para mim, da estação Sé à Patriarca.
Pouco tempo por muito prazer. Eu estava adorando. Quase 00:00. trabalhei o dia todo ouvindo cobrança de chefe, de cliente mal educado, tudo o que eu precisava era entretenimento. O que mais me deixou feliz é que não ouvi sequer uma pessoa reclamando a respeito. Todos muito curiosos se curvavam para ouvir aquelas musicas e ver a dancinha que eles faziam ali.
Quando na estação Brás entrou um rapaz meio "roots" e perguntou, só um deles falava português, o rapaz de branco, informou que trabalhava no Museu Afro Brazil no ibirauera, e eu, claro corri na net para me informar.
O site do museu é esse aí em cima, eu liguei lá no museu para me informar e uma mocinha muito simpática me disse que eles são muitos, são alguns da República do Congo e outros da Costa do Marfim.
Muito simpáticos, eles são instrutores ,palestrantes e guias do museu.
Agora é so aparecer por lá.
Mas nunca tive uma surpresa tão legal...
Eles fizeram meu dia...
E garanto que farão o seu tb.
O Brasil é um país multi étnico. É um país de todos...
E eu tenho orgulho da capacidade do país em receber estrangeiros.
Ao menos na cultura, eles tem meu voto.

SERVIÇO

Exposição
África e Africanias de José de Guimarães – Espíritos e Universos Cruzados

Curador:
Emanoel Araujo

Local:
Museu Afro Brasil – Espaço Petrobras
Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Parque Ibirapuera – Portão 10, fone 5579 0593

Visitação
- Gratuita

De 06 de junho a 10 de setembro de 2006
De terça a domingo, das 10 às 18h

Realização:

Consulado Geral de Portugal em São Paulo e Museu Afro Brasil

Patrocínio:
Galp Energia; EDP – Eletricidade de Portugal;
LAZAM/MDS – Gestão de Seguros



1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

que bacana!
bom, aqui em formiga nem tem metrÔ pra isso acontecer mesmo!

21 de agosto de 2007 às 11:48  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial